Esta semana em... - 27 de Fevereiro
Muita gripe, ser considerada velha com 30 anos e poucos jogos!
A minha gripe piorou durante esta semana, não me permitindo grandes aventuras para além de trabalhar e começar uma nova playthrough no Dragon Age: Inquisition.
Mas já lá vamos!
🍿📼 Filmes & Séries
Esta semana não consigo apresentar nada de novo em séries, para além do facto de Samurai Jack, um clássico da Cartoon Network, estar na HBO Max Portugal e ter ficado deliciada com aquilo. Se não conheces o desenho animado, recomendo. Para os que sabem do que falam e estão com saudades de momentos mais simples, não percam tempo.
Por outro lado, tenho cada vez mais visto nas redes sociais, esse fórum social de extremos e desabafos, queixas cada vez maiores sobre o custo da RTP. Numa destas publicações muito horrorizadas com o custo absurdo de 36,24€ anuais para este serviço público. Numa das respostas deste tweet, li o comentário “A RTP se não fizer nenhum sistema de streaming, não vai longe.”
Ora, a RTP já tem um sistema de streaming - chama-se RTP Play e sinto que a maioria das pessoas desconhece da sua existência1 (embora tenha conta no Twitter!). Apresentei este serviço cá em casa e descobrimos que existe uma aplicação para a nossa TV. Fiquei parva, à falta de melhor expressão, com a quantidade de conteúdo que se encontra lá - tal como John Wick 3, o único que me falta ver.
Isto tudo para dizer que o filme desta semana foi visto lá - O Costa do Castelo. Tenho já que deixar a ressalva ao leitor desta newsletter - o filme é português e é antigo. E com antigo quero dizer de 1943. Fun fact - daí a quatro anos, em 1947, nasce a minha mãe e posso dizer que muitas situações demonstradas neste filme viveu-as ela.
Mas voltando ao que interessa. Considerando que é um filme antigo e que teve um claro trabalho de restauro - vimos o filme com boa qualidade na nossa TV - tenho a dizer que existiu muitos momentos em que eu não conseguia perceber o que se estava a dizer. Admito que a presença de legendas teria sido muito benéfico e tenho que, efetivamente, criticar a RTP com isto. Se alguém da RTP ler isto, por favor, metam legendas nos filmes antigos! Todos agradecemos.
O filme não começa com nada de especial, mas o enredo adensa-se e dou por mim a ficar curiosa com o que se irá passar a seguir. Embora o título seja referente mais a uma das personagens - Simplicio Costa, também chamado de “O Costa do Castelo” - a história claramente foca-se no casalinho e romance entre Luizinha e Daniel. Admito que, perdoem-me a expressão, estive-me a borrifar para estes dois, até porque Daniel comporta-se de uma maneira que hoje qualquer pessoa diria “Eish, que stalker!”. Enfim, outros tempos.
De qualquer maneira, e não querendo perder muito mais tempo neste filme, só recomendo-o a quem terá interesse em ver o que era Lisboa de antigamente, altura em que a Graça era zona de pobre e não de nómadas digitais com carteiras bem recheadas, em que Condes e Marquesas ainda eram “uma cena” e que as histórias eram mais simples mas com uma propaganda subtil.
📚Livros
Dei uma pausa ao Bons Augúrios para ler Os Meus Dias na Livraria Morisaki, de Satoshi Yagisawa. Ando numa fase de ler autores japoneses, talvez porque a maneira como escrevem, no geral, e as suas visões sociais e relações pessoas, me fascina.
Esta novela é curtinha, com 139 páginas, que li num só dia (isto faz com que seja o terceiro livro lido este ano!). Segue a história de Takako, uma mulher de 25 anos que descobre que o seu namorado de um ano namora, e vai casar, com outra mulher. O enredo segue Takako enquanto tenta voltar a recompor-se e reconstruir o seu coração partido. Mostra como os livros poderão ser uma boa companhia mas que, no final do dia, são as pessoas que nos ajudam ainda mais a seguir em frente.
Como disse, um livro pequeno mas conciso e straight to the point. Se estás à procura de algo mais leve, mas que não deixa de tocar nas relações humanas, este livro é para ti.
🎮 Jogos
Já tinha mencionado antes, mas esta semana esteve muito vazia em relação a jogos. No entanto, no meio de momentos mais lúcidos e menos doentes, voltei a pegar em Final Fantasy VII: Remake. Avancei bem, estando já no capítulo 14, mas dei por mim a parar - afinal de contas, este foi um jogo que me foi requisitado em stream, através dos pontos que os espectadores ganham através da Twitch e achei por bem, já que estava outra vez “com a pica toda” para o jogo, continuar - e acabar - em stream. Fiquem atentos!
Por outro lado, tentei continuar a minha run de Dragon Age. Para quem não sabe, sou uma fã inquestionável de Dragon Age e, supostamente, irá ser lançado o quarto jogo da série, Dragon Age: Dreadwolf, este ano (o que eu duvido seriamente). Como será um jogo que irei trazer para a stream, queria fazer uma run muito específica. Os deuses gozaram com a minha cara e demonstrou ser-se difícil correr o mesmo no meu sistema atual2. Acabei por desistir, criar o meu "mundo" através do "Dragon Age Keep" e instalar o Inquisition, numa tentativa de avançar mais rapidamente. Demorou quase 45 minutos para criar uma personagem, por isso diria que está a correr bem.
♿ Acessibilidade
No caso de não saberem, mas o melhor melhor de acessibilidade para daltónicos “na vida real” é atribuído a um português!
Miguel Neiva, professor de design na Universidade do Minho, criou este sistema para representar, através de símbolos geométricos, cada cor. Este método, que chamou de ColorADD, é utilizado em vários sistemas atualmente e já ganhou até prémios!
Este método já foi aplicado em vários locais, como UNO e podem consultar algumas das notícias relacionadas com este método aqui:
https://www.dn.pt/cartaz/designcriativo/coloradd-o-codigo-de-cores-para-daltonicos-1527180.html
https://www.fastcompany.com/90139017/after-46-years-mattel-redesigned-uno-for-colorblind-people
📣 Lançamentos da Semana - 27 de Fevereiro a 5 de Março
🧛🏻♀️ Voltaire: The Vegan Vampire
Já imaginaste, um vampiro vegetariano? Como é que isso funciona?
Não precisas de imaginar mais - Voltaire: The Vegan Vampire chega já dia 27 para PC(Steam) para morder esses pesco-cenouras
🎲 Basements n' Basilisks: Storms of Sorcery - 27 Fevereiro
Para os amantes de TTRPG que continuam na sua demanda de terem um jogo que chegue aos calcanhares da experiência real, Basements n' Basilisks: Storms of Sorcery vem em vosso socorro! Chega já dia 27 para PC(Steam)
🌌⚔️ Scars Above - 28 Fevereiro
Imaginem Lara Croft: Tomb Raider, mas no espaço. Despertou o vosso interesse?
A mim despertou. Podemos já ver a 28 de Fevereiro se o lançamento no PC(Steam), PS4/5, Xbox Series X/S e One fará jus a este “arqueologia no espaço”.
👑 King of the Castle - 2 de Março
Tenho seguido este jogo por algum tempo, mais pelo facto de que parece um conceito interessante.
A ideia é que existe um Monarca que toma decisões - mas estas terão quer ser aprovadas pela nobreza. E quem são os nobres, pergunta o leitor?
Tanto poderá ser o chat na Twitch, visto que o jogo tem integração com a sua API, ou amigos que poderão jogar através do browser, seja num computador, seja no PC.
Melhor parte? Só o Monarca é que tem que ter o jogo!
King of the Castle governa a partir de 2 de Março no PC(Steam)
⚔️👹 Wo Long: Fallen Dynasty
Wo Long aparenta, numa primeira vista, ser um dos melhores RPGs de ação deste ano. Passado na dinastia Han, China, somos um mercenário cuja mestria em artes marciais irá lutar contra demónios nesta versão de fantasia negra, já no dia 3 de Março no PC(Steam), PS4/5 e Xbox Series X/S e Game Pass.
👀 Destaques extra
Esta secção é mais para eu partilhar algo que me tenha chamado a atenção e que não se encaixa nas outras secções.
O destaque de hoje vai para este vídeo do Diogo Oliveira, que fez um vídeo com algumas partes do jogo God of War: Ragnarok e da sua música, Blood Upon the Snow, cantada pelo príncipe élfico artista Hozier.
Se gostares do que ele faz, não te esqueças de subscrever e deixar o 👍🏻👍🏻👍🏻 no vídeo.
E com isto, chegamos ao fim! Não trouxe notícias hoje, porque efetivamente não estive atenta a praticamente nenhumas, e não vale a pena falar do State of Play que ocorreu nesta quinta-feira. Não sei quem estava pior - eu engripada, ou a apresentação.
Para além disso, ainda não consegui acabar de escrever o artigo sobre as demos que me surpreenderam na Steam Next Fest, mas já estou a preparar outro artigo que irá ser lançado noutra plataforma (fiquem atentos!). Aliado a isto, existem três videos para o YouTube a serem criados e podem ter a certeza - fazer vídeos mais trabalhados dá MUITO trabalho 😅
A adicionar a isto, esta quarta-feira vou estar numa stream a falar sobre algo que me é muito querida. Estejam atentos às minhas redes sociais, principalmente ao Twitter, porque será lá divulgado!
Com isto, deixo uma questão a ti, que ainda estás a ler! Gostas do formato atual, ou preferias que dividisse em duas partes - uma para tudo o que é jogos e outra para o restante entretenimento (leia-se, a secção de Livros e Séries e Filmes)? Deixa nos comentários.
Vejo-te na próxima edição! Boas jogatanas!
A culpa aqui está, única e exclusivamente, na RTP e na sua falta de promoção e divulgação do serviço.
Aparentemente o jogo não está preparado para multi-core e tem um problema com a RAM. Supostamente a versão da GoG corrigiu isso, mas sem sucesso no meu lado.