Esta semana foi uma correria tremenda e tive muito pouco tempo para muitas coisas, daí que a publicação de hoje seja ligeiramente diferente. Para além disso, andei num vaivém de doente-não-doente nos últimos três dias e é principalmente por isso que a edição d “Esta semana em…” está um bocado atrasa. Quero agradecer a todos e todas que já subscreveram e espero que estejam a gostar até agora do formato!
🍿📼 Filmes & Séries
Tive muito pouco tempo para séries e filmes. Ainda não acabei os últimos três episódios de The Legend of Vox Machina porque quero mesmo ver com calma. No entanto, enquanto estava de cama, vi mais três episódios de Star Trek: The Next Generation. Os sortudos foram todos da sexta temporada - “Penso, logo existo”, “Aquário”, “A face do inimigo”. Estou numa maratona de Star Trek, com a intenção de ver tudo por ordem, incluindo filmes!
E por falar em filmes, esta semana só consegui mesmo ver um - Os Olhos de Allan Poe, que está neste momento na Netflix.
Quero deixar claro uma coisa - não estava com grandes expectativas. Imaginei que fosse um filme baseado em algo que Edgar Allan Poe tenha criado (ainda não tive o privilégio de ler tudo o que o escritor criou) por isso estava à espera de muito gótico, quiçá uma reviravolta e o filme não me desiludiu nesse aspecto. Aliás, o filme não desiludiu no geral. Não querendo entrar em spoilers, tive uma agradável surpresa no filme que me deixou “Oh my!”. Preparem-se, não é uma obra que nos deixa a pensar no significado da vida ou de questões sociais, nem é um filme de pipoca que nos permite ver sem pensar muito (a la Marvel). É, no entanto, um filme com o seu encanto único, que captura muito a essência de Poe e cujo enredo tem um início, meio e fim e fá-lo num ritmo ideal. E, embora tenha mencionado que não se debruça pelas questões sociais, debruça-se, como é costume nas obras de E.A. Poe, nas questões do ser humano. Este filme tem o meu selo de aprovação para “Quando queres algo mais leve mas não queres pipoca”.
Destaque para Pinnochio, de Guillermo del Toro - um dos meus diretores favoritos de sempre - que ganhou o BFTA para Filme Animado.
Se por acaso ainda não viram Pinnochio, aconselho muito a verem. Isto não é a versão Disneyficada da histório da marioneta de madeira. Isto é um filme mais para graúdos do que miúdos - mas estes também deveriam de vê-lo.
🎮 Jogos
Esta semana experimentei (e foi mesmo experimentar) Wild Hearts, versão PC. Wild Hearts é um jogo similar a Monster Hunter e ouvi, durante a semana toda, em como o primeiro irá ser competição com o segundo. Não duvido disso. No entanto, e tentando manter-me relativamente num vocabulário decente, o port para PC está uma valente tristeza. Com o jogo a custar 69,99€ no PC (na PS e Xbox é mais caro), os caros leitores que me perdoem mas “nem fodendo que eu gasto tanto nesta qualidade”.
Antes de mais, gostei da experiência do jogo e percebo porque é que tantas pessoas gostam de Monster Hunter (nunca joguei). Mas custou-me olhar para a qualidade dos gráficos e do próprio jogo no PC e pensar “70€ isto?!”.
Não me querendo alongar muito (por agora) nesta questão de “custo-qualidade” em jogos, mas Wild Hearts não será jogo para eu comprar a estes valores. Quiçá quando existir uma promoção de 50%+.
Por outro lado, e enquanto Atomic Heart não é lançado, recomecei Control. Já tinha jogado Control anteriormente - foi-me oferecido na compra de um dos componentes do meu PC na altura - mas nunca o cheguei a acabar. Aproveitei este tempo mais “calmo” para o fazer e, até agora, continuo a adorar o jogo. É considerado um SCP mas, para mim, é como se “Dark” (da Netflix) se tivesse unido com “Deus Ex”, de certa maneira. Estou-me a tentar focar na história principal, pelo menos em stream, mas o modo de fotografia chama-me.
📰 Notícias
IGN Fan Fest ocorreu esta semana e sei que várias coisas foram anunciadas, como o filme Tetris (que quero muito ver), bem como trailers de jogos e de filmes. No entanto, não consegui apanhar tudo e por isso peço a compreensão de não estar assim tanta coisa aqui incluída.
Por outro lado, e sendo a última vez que menciono o assunto, quero destacar um artigo que li recentemente na IGN Portugal, escrito por Gonçalo Taborda - Feiticeiros sem Casa: O boicote a Hogwarts Legacy.
♿ Acessibilidade
Esta semana tem sido uma delícia para mim em relação à acessibilidade, mais porque temos visto cada vez mais jogos com opções, como também temos um jogo da franquia Final Fantasy a ter algum nível de acessibilidade. Falo de Theatrhythm Final Bar Line.
A Square Enix não é muito conhecida por facultar opções e isto deixa-me esperançosa que se torne a norma dentro da empresa e que Final Fantasy XVI já possa vir com opções. A fazer figas 🤞🏻
Por outro lado, temos também um clássico, agora versão remaster, a ter atualizações de acessibilidade. Falo, claro está, de Metroid Prime Remaster que permitiu um jogador daltónico conseguir, finalmente, acabar o jogo. We just love to see it!
Soapbox: As A Colour Blind Gamer, I Can Now Finally Beat Metroid Prime
Por outro lado, e já foi mencionado aqui, Wild Hearts também apresenta opções, umas melhores que as outras. Aliás, Wild Hearts é um exemplo recente de que, ter opções é melhor que nada (obviamente) mas que nem todas são bem implementadas (o tamanho das legendas deixou-me muito a desejar).
Aliado a estes, temos também Like a Dragon: Ishin que não vou ter a possibilidade de experimentar tão cedo, mas já vi colegas a falarem muito bem 👀
📣 Lançamentos da Semana - 20 a 26 de Fevereiro
❤️ 💥Atomic Heart - 21 de Fevereiro
Começamos a semana com Atomic Hearts, que sai já esta terça-feira, para PC (Steam, XGP), PS4/5, Xbox Series X/S.
🐉 Like A Dragon: Ishin - 21 de Fevereiro
Like a Dragon:Ishin, é a “versão” ocidental de Ryuu ga Gotoku Ishin! da aclamada série Yakuza, da Sega. Chega para PC(Steam), PS4/5, Xbox Series X/S
👩🏻🦰👹 Horizon Call of the Mountain -22 de Fevereiro
Horizon Call of the Mountain é um dos primeiros jogos a chegar à PS VR2 e que demonstra o poder deste novo periférico da PlayStation.
🤖👨🏻 Metal Mutation - 22 de Fevereiro
Temos mais um roguelike passado num futuro assim não tão distante em que um rapaz e o seu IA juntam-se para salvar a humanidade do inevitável. Vem para PC (GoG e Steam).
🔨 🏯 Sky Traveler - 22 de Fevereiro
Já imaginaste o que é reconstruires uma cidade japonesa? Bem, agora tens essa oportunidade em Sky Traveler! Chega já dia 22 para PC (Steam)
(infelizmente não encontrei nenhum trailer no YouTube, mas o jogo é real!)
⚔️ Redemption Reapers - 22 de Fevereiro
O exército dos Mort chega já dia 22 para matar a humanidade! Neste RPG de fantasia negra, fazemos parte de um grupo de mercenários conhecidos como Ashen Hawk Brigade que lutam contra estas terríveis criaturas. Chega para PC (Steam), Nintendo Switch, e PlayStation.
🍡 Kirby’s Return to Dream Land Deluxe - 24 de Fevereiro
O adorável Kirby volta para outra aventura, já dia 24 na Nintendo Switch.
⚓❄️ Pale Beyond
Não pediste para liderar esta expedição, mas aqui estás. Preso no gelo, o capitão desaparecido, longe da civilização. Alguém tem de assumir o controlo. Gere os teus parcos recursos, concilia segurança e moral, faz escolhas difíceis e segue na única direção possível, a do Pale Beyond.
Chega para PC (GoG, Steam e Epic)
Octopath Traveler II - 24 de Fevereiro
A sequela directa para um dos melhores JRPGs da Square Enix chega já sexta-feira! Quem é que está preparado? Eu não 💜
É lançado no PC (Steam), PS4/5 e Nintendo Switch.
E é tudo! Ufa que esta semana vamos estar MUITO ocupados. Quem é que tem tempo (e carteira) para tanta coisa boa?